sábado, 25 de agosto de 2012

Da vida doméstica

Fácil desejar perder uns quatro quilos. Difícil fazer isso sem entrar no cheque especial. Porque queijo branco custa muito mais que muçarela; tudo o que é integral tem valor extra, assim como os orgânicos; quinoa vale mais que arroz, peixe tá pela hora da morte, o azeite extra-virgem é só pros milionários; e eu nem vou começar a falar sobre as castanhas. Se os esquilos soubessem o patrimônio que têm em patas, os humanos já teriam há muito sido dominados.

* * * * *

Aliás, por falar em comida, eu peguei muito amor em um programa da TV a cabo chamado 'Cupom Mania'. Pode rir, mas é ciência pura, não mania: o show fala de pessoas que são, nos EUA, conhecidas como 'couponers'. As cuponeiras (maioria esmagadora de mulheres) são aquelas que não apenas recortam vales-compra dos jornais e revistas, mas imprimem na internet, escrevem para empresas pedindo os bônus e, no ato de compras de uns US$ 1.000, pagam menos de 10% disso. Cidadã me mata saindo do mercado com seis carrinhos de compras tendo desembolsado 20 mangos. Eu confesso que ainda não entendi por que, diabos, elas precisam estocar tanto molho de churrasco, isotônico e papel-toalha, mas vá lá: são itens que não estragam logo e podem mesmo ser estocados. Dono da Casa abomina 'Cupom Mania' com cada célula do corpo orgulhoso dele, mas eu acho que comprar um monte de produto de limpeza e artigos de toilette e pagar um nada só usando pedacinhos de papel é muita esperteza. E me corroo por dentro pensando por que, ó vida, isso ainda não existe nesse Brasil de preços absurdos.

* * * * *

A TV anda mesmo me consumindo. Mas só a cabo. Se eu dependesse de televisão aberta eu já teria metido duas azeitonas na têmpora. A programação parece a mesma de 1978. Os programas de humor não me trazem um esboço de sorriso, só sobrancelhonas arqueadas em choque. Essas novelas pelas quais o povo se bate... sério, um festival de misoginia absurda e torturante. Silvio Santos está completamente gagá - e não de uma forma engraçada -, Luciano Huck só ganha mais e mais espaço e se eu ouvir a voz do Datena ou da Sônia Abrão por mais de 30 segundos minha língua enrola e eu estrebucho. Reclamam que a TV a cabo se repete muito e tem intervalos comerciais demais. Concordíssimo. Mas ainda prefiro rever 'A Lenda do Tesouro Perdido' e dizer junto cada fala do que entregar minh'alma pro Jornal Nacional.

* * * * *

Essa secura me obriga a ligar o umidificador às 9h e desligar somente às 21h. Não posso abrir as janelas, porque um pó negro quase ácido invade a casa e as narinas dos menores de 8 anos, causando um bafafá. A mistura de calorzinho com névoa úmida está me fazendo crer que eu moro na Serra do Mar. Tô só esperando a chegada dos Bandeirantes.

* * * * *

Viver cercada por duas menininhas doces e divertidas é tudo de melhor nessa existência. Mas como eu sinto falta de ter direito exclusivo ao banheiro... Ou eu estou no banheiro e ele é invadido por gente de cerca de 1 metro; ou eu já adentro o banheiro com elas no meu encalço, tomando a dianteira no espelho e espalhando livros pelo chão ou fazendo inventário do armarinho de cosméticos aos meus pés. Ao tomar banho, outro dia, pela enésima vez, o recinto foi violado - e vale avisar que o banheiro dá para a janela que dá para a rua que dá para outro prédio bem com as janelas sempre abertas. Se eu passar a cobrar dos vizinhos pelo peep-show, será que eu consigo comprar um banheiro só meu? Ou pelo menos uma tranca?

* * * * *

Essa vida de estar muito em casa está me deixando monotemática. Preciso urgente sair desse círculo antes que eu comece a colocar bobes no cabelos e cobrir com um lenço, debruçar nas janelas e chamar a vizinhança pra café com bolo. Trabalhar em casa é lindo, mas se aproxima o dia de voltar a ter emprego, hein.


Pela hora da morte, minina...

9 comentários:

Clá disse...

tb adoro cupom mania...uma vez o supermercado nacional tentou fazer esse esquema de cupons, mas nao rendeu muito...agora, falando em tv a cabo e menininhas, ja viu pequenas misses??? eta coisa bizarra...

Sócia da Light disse...

Eu já vi essa BOMBA, Clá, mas me recuso agora. Já disse, né? Quem bota os filhos nisso aí devia perder a guarda instantaneamente. Pra parar de ferrar com a cabeça de gente tão miudinha...

Sara disse...

Estou com o colesterol alto e agora tenho que seguir uma dieta. Mas quem disse que consigo? Não é falta de vontade, mas realmente sai bem caro cumprir a variedade alimentar que os nutricionistas prescrevem. Pelo menos agora tomei vergonha na cara e tô correndo/caminhando 4 vezes por semana. Quem sabe um dia eu me renda às academias e vá dar a minha cara por lá, toda descabelada e com aquelas camisetas enormes "fulano esteve em tal lugar e lembrou de mim".

Silvia disse...

Se as castanhas da foto são suas, guarda um pouco pra mim...

Cupom Mania, tenho desespero de perder um novo episódio, eu adoro mais que rever Orgulho e Preconceito e olha que já assisti em quase todos os canais....

Sócia da Light disse...

As da foto não são minhas, mas achei hoje um lugar que vende mais barato as quebradas. Um mix delas. Meio comida de zoológico, mas se quiser eu compro pra ti! E se quiser também resumo o Cupom Mania de ontem. Menina, a mulher fez uma compra pra doar pra igreja e pro time de futebol do filho. Incrível. :-]

Nanael Soubaim disse...

Maternidade não rima com privacidade, madame Wonca, pelo menos não até elas criarem asas, mas aí vais querer as intromissões de toalete de volta.

A propósito, nunca vi prateleiras de alimentos metálicos e cerâmicos.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
moniquinha disse...

Isso de cupons só descobri em um episódio de two broke girls,ri horrores,em que canal passa?Pq com minhas séries em férias,ando assistindo é nada.

Qto às comidas saudáveis,tv aberta,e privacidade,tamu junta mana.Rs

Paulinha disse...

Acho um barato esse lance de cupons viu? Pena que não vinga aqui no Brasil...